terça-feira, 30 de novembro de 2010

O ser docente

Ao refletirmos sobre o ser docente carregamos diversos conceitos e uma complexidade de concepções desse ser, que construímos ao longo do nosso ofício. Faz-se necessário refletir sobre a imagem e a função do professor ao longo do tempo, principalmente nos dias atuais.
Esta situação abarca a crise da profissão docente, que vem sendo bastante analisada e discutida pelos teóricos contemporâneos. Os professores “práticos”, que produzem teses a partir da análise das suas escolas, suas práticas ou seus alunos, são questionados sobre a validade deste trabalho. Porém, na maioria das vezes estes docentes são os que mais se preocupam com a qualidade da educação de seus alunos. O profissional da educação deve ter consciência sobre as suas práticas para agir frente a elas, permitindo assim a formação de um conjunto de características específicas do ser professor, que devem ser contextualizadas, abrangendo o pedagógico, o profissional e o sócio-cultural. Ocasionando assim a indefinição da real função do professor, pois as exigências frente à profissão abrangem aspectos de ensino-aprendizagem, de cuidados à infância, de higiene, de saúde, de administração escolar, de respeito e trabalho com os diferentes contextos sociais, econômicos e culturais, bem como com as diferentes estruturas familiares de hoje.

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