sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Qual o maior e mais importante matemático de todos os tempos?

Será Leibniz ,detentor do teorema fundamental do cálculo, será Viete ou Dioanto, pais da Álgebra , será Euler detentor de inúmeros progressos matemáticos no campo da Análise, será Gauss com sua geometria diferencial ou serão Arquimedes, Euclides,Cardano,Napier,Galileu,Kepler,Cavalieri,Descartes,Fermat,Bernoulli,Taylor,Legendre,Lagrange,Condorcet,Monge,Laplace,Cauchy,Boole, Poincare, Rieman, Gallois entre tantos?
È inexoravelmente impossível responder tal questão!!!!Mas se a pergunta fosse : “ Qual poderia ter sido o maior matemático de todos os tempos, provavelmente e resposta seria: Blaise Pascal .
Pascal jamais tivera ido a uma escola ou universidade.Seu pai , Etiene Pascal, matemático amador,desde que percebeu a genialidade do filho,resolveu ter a responsabilidade de educar Pascal.Aos 12 anos de idade Blaise quis saber o que era geometria , quando soube, pôs a querer reinventá-la.Um dia o pai encontrou na sala de brinquedos, tentando provar, que a soma dos ângulos internos de um triângulo vale 180º. O Pai não teria resistido ao pranto.....
Para aqueles que vêem na matemática um produto da razão, as idéias de Pascal oferecem peculiaridades. São Frases de Blaise Pascal:
“A razão é o lento e tortuoso processo pelo qual aqueles que não conhecem a verdade podem chegar a ela”
“O Último passo da razão é o reconhecimento de que há um número infinito de coisas que estão além do seu alcance”
“Afinal, o que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, tudo em relação ao nada, um ponto central entre o nada e o tudo e infinitamente longe de entender a ambos. Ele é incapaz de ver o nada de onde provém e o infinito em que está mergulhado”
“Nosso conhecimento dos primeiros princípios, tais como espaço, tempo, movimento e número,é tão certo quanto qualquer conhecimento que se obtém pela razão.Aliás, este conhecimento proveniente de nossos corações e instinto é necessariamente a base sobre a qual nosso raciocínio tira suas conclusões”
“O coração tem razões que a própria razão desconhece”
Por estas razões, Blaise Pascal , que abandonou a matemática pela teologia num certo período de sua vida, que deixou-nos não apenas obras completas, sobre cônicas , hidrostática e a máquina de calcular, nos deixou também um legado pelo interesse infinito do conhecimento, uma paixão imensurável pela evolução da ciência e pela sensibilidade humana .Poderia ter sido o maior e mais importante matemático de todos os tempos!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário